CENTRO DE EVENTOS BC: Uma espera que se arrasta a décadas

CENTRO DE EVENTOS BC: Uma espera que se arrasta a décadas

Desde meados dos anos 1990, quando de minha chegada a Balneário Camboriú, que ouço os mais diversos e importantes setores da sociedade balnear citar a importância da implantação de um Centro de Eventos para alavancar o chamado “Turismo de Negócios”, dando um UP à cidade, fazendo um contraponto a outros locais turísticos brasileiros que, possuindo essa estrutura há mais tempo, carreiam para si a maioria das convenções e encontros de negócios que ocorrem quase que semanalmente no País.

Prefeitura, CDL, Sincomércio, Convention Bureau, Sinduscon, Câmara Municipal, empresariado em geral, especialmente dos setores hoteleiro e gastronômico, todo esse estafe vem lutando por anos e anos a fio pela construção de um Centro de Eventos em Balneário Camboriú.

Finalmente, a Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina, que é a responsável pelo lançamento do edital de licitação para a concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, durante audiência pública apresentou seu parecer, que, no entanto, não agradou nem a sociedade nem o Município. À época, a Prefeitura sugeriu alterações a serem avaliadas pela Santur, órgão do governo estadual responsável pelo setor turístico catarinense. As minutas dos projetos, apresentadas na audiência pública de julho foram analisadas. Nove questões sobre os quesitos foram apresentadas, sugerindo mudanças. Entre as propostas, havia pedidos de modificações em aspectos técnicos e jurídicos, questionamentos sobre a viabilidade econômica, tempo de concessão que inicialmente era de 30 anos e passou para 20 e no valor da outorga que previa oferta mínima de R$ 10 milhões, sendo destinatário final de 5% do faturamento bruto, o governo do Estado.

PREFEITO DE BC ESPERA AÇÃO RÁPIDA

Além disso, o calendário de eventos apresentava datas que concorriam entre si e não contavam com a participação da prefeitura na elaboração. O próprio prefeito Fabrício Oliveira, disse que isso foi construído com a sociedade organizada, com todas as entidades que desenvolviam trabalhos relacionados ao turismo, por isso o cuidado e a responsabilidade. Ele protocolou pedido de alteração do edital. A expectativa era que fosse publicado e adaptado sem que houvesse atraso no cronograma, para que não interferisse nos eventos já agendados para o segundo semestre de 2020. Pelo menos doze locações já estão previstas para o próximo ano, notícia que mobilizou todo o trade turístico da região, deixando a expectativa de aumento em torno de 30% das reservas. Sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, mas desta vez seria de vital importância passar-se por sobre isso.

FINALMENTE A OBRA FICA PRONTA

Foto: Gustavo Messina/Divulgação

No entanto, três meses após a inauguração, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú segue sem data para funcionar. O Governo – segundo se informa – continua estudando que modelo de concessão será adotado. Os deputados estaduais enviaram ao governador do Estado um pedido para que prefeitura faça gestão temporária. Mesmo inacabado (faltam alguns detalhes a serem complementados), o Centro de Convenções e Eventos de Balneário Camboriú foi inaugurado em 23 de dezembro de 2018, com um investimento de aproximadamente R$ 139 milhões aplicados em uma área construída de 33 mil metros quadrados.O mais difícil para o governo, é escolher quem fará a gestão do local.

QUEM VAI GERIR O CV

Foto: Bob Castro/Divulgação

Ainda não saiu o edital para contratar uma empresa para administrar o Centro de Eventos. A presidente da Santur, Flávia Didomênico afirma que há uma previsão otimista de que até o final deste ano, na segunda quinzena de dezembro, já se possa conhecer a empresa vencedora. Isso, destaca a presidente, se não houver recursos possíveisde acontecer. Enquanto isso, mais de 30 feiras e convenções já procuraram o Convention Bureau de Balneário Camboriú atrás de informações para reservar espaço. Como se sabe, os eventos costumam ser planejados com até dois anos de antecedência. Só que nada ainda pode ser feito, porque além do CV ainda estar com suas portas fechadas, ainda não se sabe quanto custará para fazer um evento no Centro de Convenções e nem a quem se deve procurar para se obter essas informações concretas.

Dias passados, alguns deputados estaduais enviaram um pedido para o governo do Estado para que fosse autorizado que a prefeitura fizesse a gestão temporária do Centro de Eventos, até que a concessão esteja definida. A Casa Civil disse que ainda não recebeu oficialmente o documento. A vice-presidente do Convention Bureau de Balneário Camboriú, Margot RosembrockLibório chegou a dizer que num mundo ideal, a licitação e o edital para a concessão do espaço teriam sido lançados simultaneamente. Que num mundo ideal, os valores reais da concessão poderiam até serem ajudados.

POR QUE ATRAVANCAM O CE/BC

A verdade verdadeira, a fidedignidade dos fatos, os avanços e os recuos, as lutas árduas da sociedade balnear pela conquista de um Centro de Eventos, as mais diversas reuniões, as audiências públicas. De tudo isso fica algumas perguntas: 1) Qual a força de Balneário Camboriú frente a outras importantes cidades catarinenses? 2) O Estado de alguma forma interferiu para a demora de algumas décadas para que BC tivesse o seu Centro de Eventos? 3) Faltou mais empenho da sociedade afim de nossa cidade para que o projeto vingasse a mais tempo? 4) Quem atrapalha mais os avanços da cidade, o ciúme de alguns ou as picuinhas políticas? 5) A quem interessava todo esse atraso?

QUESTIONAMENTOS

Não devemos esquecer que uma cidade só alcança seus caminhos maiores quando todos se unem num mesmo objetivo. As lutas, as brigas, os embates políticos são muito válidos. Mas, passadas as eleições, vencedores e vencidos devem entender que não devemos levar a ferro e fogo os contrapontos ocorridos durante as campanhas. Afinal, todos nós pisamos o mesmo chão, todos nós queremos que a cidade prospere. O Centro de Eventos, a Roda Gigante, o Molhe da Barra Sul, o Terminal Portuário Barra Sul, o BC Port que vem aí, o Teleférico ligando a Barra Sul a Praia de Laranjeiras, os arranha-céus que enfeitam a cidade, sem falar na Ponte da Marginal que dará acesso mais rápido ao Centro de Eventos (mas que se encontra num impasse quase tão grande quanto à construção do próprio Centro-Eventos) e de um grande número de outros atrativos. Tudo isso é coisa nossa que deve ser levada muito a sério para que mantenhamos a continuidade do nosso crescimento. Para que valha a pena trabalhar aqui, viver aqui, e viver intensamente!

Qual a importância do Centro de Eventos

Foto: Prosul/Divulgação

          Várias cidades que contam com essa importante ferramenta tem se constituído, ao longo dos anos, como referência no turismo de eventos. Cada vez mais instituições e empresas escolhem cidades onde há Centro de Eventos para realizarem seus congressos e seminários. Empresários levam em conta os vários atrativos que essas cidades oferecem, como a qualidade dos serviços, a proximidade entre o aeroporto e o Centro, a variedade hoteleira com boas acomodações, sem falar da gastronomia. O crescimento desse ramo de turismo, no entanto, muitas vezes esbarra na falta de opções de espaço para eventos de grande porte. (Era o que ocorria com Balneário Camboriú até agora). Apesar de contar com uma rede hoteleira de altíssima qualidade, de ótimos restaurantes onde se pode escolher entre os mais variados pratos, de nossos equipamentos turísticos de alta sofisticação, e principalmente de nossas lindas praias, ainda não contávamos com um equipamento onde os grandes congressos pudessem ser realizados. Esta barreira, porém, está sendo vencida com a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

          A Secretaria Estadual do Turismo estudou o melhor local para a construção de um centro multiuso para eventos de nível nacional e até mundial. Hoje Balneário Camboriú conta com o seu Centro de Eventos. Ouso afirmar que seria uma aventura desnecessária construir o centro em outra cidade que não tenha a mesma tradição. Além disso, estamos próximos a aeroportos, do Porto de Itajaí e Navegantes, do Beto Carrero World e de importantes cidades onde em quase todas acontecem as maiores festas típicas de Santa Catarina.

          Agora é esperar ansiosamente pela abertura oficial do Centro de Eventos, para que possamos dizer aos quatro ventos que nossa cidade entrou para o rol dos grandes eventos que é o Turismo de Negócios do Brasil.