Ponto de vista de Auri Pavoni

Empresário diz estar disposto a disputar as próximas eleições municipais, por entender que Balneário Camboriú já está passando da hora de ter uma administração técnica.

O ex-secretário de Balneário Camboriú nos governos de Rubens Spernau e Edson Renato Dias, o engenheiro Auri Pavoni (sem partido), hoje um dos mais importantes colaboradores do governo Volnei Morastoni, em Itajaí, afirma estar pronto para uma responsabilidade ainda maior, administrar a cidade que escolheu para morar e criar seus filhos e netos: Balneário Camboriú.

No entanto, Pavoni diz que não quer ser candidato apenas por vaidade, mas por acreditar que a cidade precisa de uma correção de rota, principalmente na questão econômica. Para que isso ocorra, enfatiza que a cidade deve ter alguém que seja técnico e não apenas políticos de carreira, pois os investimentos nesse setor terão que ter um vulto razoável, para que se obtenha resultados eficientes num prazo médio de 5 anos, e isso político de carreira não faz.

Ou seja, urgente se faz a necessidade de fazer a transição do ciclo da construção civil, que por vários anos tem sido nossa principal matriz econômica, e preparar um novo ciclo. Segundo Auri Pavoni, a construção civil não terá mais tanto espaço para manter esse ciclo virtuoso. O problema, segundo aponta o ex-secretário, é que o setor da construção civil é finito, pois não podemos fabricar terrenos para sua continuidade. E ainda mais. Auri sustenta que ao longo dos anos a cidade deixou de fazer o dever de casa, mas acredita que ainda há uma janela – que pode ser aproveitada por algum tempo – mas a transição se faz indispensável e necessária.

O empresário alerta para o fato de que a população continuará crescendo e a construção civil diminuindo, e a questão é, como e quando iremos ter novas matrizes econômicas para manter a cidade com uma economia forte e saudável. Ele afirma que esse é um desafio que quer enfrentar, e que para isso estudou e se preparou. Auri aponta ainda que tudo que agregar renda à cidade deve ser incentivado.

Questionado sobre a possibilidade da construção de uma via aérea por sobre a Avenida Brasil, estilo o “Minhocão do Maluf” em São Paulo, disse que no momento é contrário. Mas, lembra que já em 2007 deixou projetada uma nova via entre a Av. Brasil e Av. do Estado e Av. Brasil e Terceira Avenida que iniciava na 1.131 até a 2.550 (mapa abaixo), sem custo ao orçamento dos cofres públicos, uma operação urbana pronta, portanto muito possível de se tirar do papel, mas que infelizmente estão abandonando, substituindo por um projeto tímido, que ajudará na mobilidade, mas por pouco tempo.

No mapa o projeto de Auri Pavoni

PROJETO PODE RETORNAR

O ex-secretário, hoje emprestando seu conhecimento no setor logístico urbano, ao vizinho município de Itajaí, disse ser sabedor da pressão e da necessidade de os proprietários disporem de seus imóveis da maneira que bem quiserem, mas que apesar das dificuldades – pois intervir em uma cidade consolidada como a nossa, nunca foi e nem será simples – mas que todo esforço valerá, pois se hoje a Av. Brasil está com tráfego sufocado, imagine-se daqui 10/15 anos com 50% a mais de pessoas e veículos. Por fim, Auri relatou a este repórter que já havia deixado todos os imóveis demarcados para realização de seu projeto, hoje relegado, talvez, a um segundo/terceiro planos.

Mapa do traçado atual

NOVA MATRIZ ECONÔMICA

Por fim, perguntado sobre novas matrizes econômicas para Balneário Camboriú, Auri Pavoni destacou que esse é um problema que deve ser construído a quatro mãos, tanto pela área política quanto pela ala empresarial do município. Quanto à construção de um Porto para navios de cruzeiro, como o que está sendo projetado pela BC Port, Pavoni disse apoiar tudo que for importante para aumentar a oferta de emprego e renda para o povo balnear, porém desde que observe os padrões de excelência, principalmente para que os filhos e netos de quem para aqui veio há vários anos na busca de novas oportunidades, não tenha que fazer o caminho inverso, deixando a cidade por falta de opções. “A diversificação é extremamente necessária, especialmente em Balneário Camboriú, para que a cidade não perca sua capacidade evolutiva, e para que possa oferecer aos visitantes a melhor recepção”, afirma o empresário.

Ex-secretário de BC, Auri Pavoni

PARABÉNS PROFESSORES!

Aproveito a importância da data de hoje (15/10) para demonstrar nosso carinho e gratidão a todos os professores e professoras, que além de nos transmitir conhecimento e experiência, também nos apoiam em nossas dificuldades. Àqueles que nos ensinam muito mais que teorias, que preparam nossos filhos para a vida, todo o nosso carinho e gratidão. Professor, além de uma profissão é também a mais nobre de todas as missões! Parabéns Mestres pelo seu dia!