CDL: Agenda mensal com o prefeito

Coluna do: L Pimentel

Nova direção assume determinada em realizar um trabalho de vulto em prol da comunidade lojista da cidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL/BC) anuncia que todo mês manterá uma agenda fixa com o prefeito Fabrício de Oliveira para tratar de assuntos de interesse do setor. A primeira dessas reuniões está agendada para o dia 19 de fevereiro, uma quarta-feira, pouco antes do Carnaval. A agenda com o prefeito foi comunicada aos diretores da CDL pelo presidente da entidade, Vilton João dos Santos, no último dia 5 de fevereiro, durante a primeira reunião oficial após a posse da nova diretoria.

Antes mesmo de assumir o mandato para o biênio 2020-2021, a nova direção da entidade já vinha se reunindo de forma extraordinária a fim de planejar e organizar os futuros compromissos. Além do anúncio da agenda fixa com o prefeito, também ocorreu a prestação das contas da entidade, apresentação do calendário de trabalhos das câmaras setoriais, criação das comissões, apresentação da proposta para criar a camiseta da campanha CDL BC-1000, além de uma avaliação geral do evento de posse.

Imagem de Balneário Camboriú, maior centro turístico de Santa Catarina



ERROS A SEREM EVITADOS EM DATAS COMEMORATIVAS

Sempre muito atuante, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú mantem-se atualizada para que seus associados fiquem por dentro de tudo que ocorre em referência às áreas comerciais da cidade, Estado e País… para aplicação com eficiência em seus estabelecimentos.

A DICA CERTA NA HORA EXATA

Quem possui um comércio físico ou eletrônico sabe que datas comemorativas são alguns dos principais gatilhos para aumentar as vendas e potencializar o lucro do negócio. Dia das Mães, dos Pais e dos Namorados; Natal, Black Friday e Páscoa são apenas alguns exemplos de períodos que costumam trazer bons resultados ao varejo brasileiro.

Contudo, a proximidade dessas datas não faz as conversões crescerem como passe de mágica. É preciso que os profissionais estejam preparados para aproveitar as vantagens dessas ocasiões. Veja os 5 erros mais frequentes que devem ser evitados pelo varejista:

1 – Não montar um calendário de vendas

Mesmo com a infinidade de softwares de organização e planilhas para facilitar essa tarefa, muitos lojistas ainda ignoram a importância de criar um calendário de vendas com as principais datas para seu público-alvo. Dessa forma, eles se preparam apenas para os períodos mais lembrados, como Natal, Black Friday e Dia das Mães e dos Pais, mas perdem a oportunidade de aumentar as vendas em dias que podem ser populares para o seu segmento, como o Star Wars Day e o Dia da Toalha para o consumidor geek.

2 – Montar o planejamento em cima da hora

Sem um calendário montado anteriormente, o comércio corre o sério risco de planejar e executar ações próximas da data em questão. Assim, tudo vai ser feito às pressas e os resultados alcançados não serão aqueles que o empreendedor esperava. O ideal é se planejar com meses de antecedência (ou pelo menos em um tempo razoável), deixando claras as funções de cada profissional e detalhando etapa por etapa.

3 – Ficar preso aos clichês

Basta chegar o Dia das Mães para eletrodomésticos e cosméticos serem os campeões das promoções. Mas será que esses produtos satisfazem seu público-alvo? A falta de planejamento leva muitos lojistas a apostarem nos clichês tanto na divulgação da campanha quanto nos produtos oferecidos. Aqui, o essencial é pesquisar os hábitos da sua base e, sobretudo, abusar da criatividade para atrair os clientes e consequentemente aumentar suas vendas.

4 – Desconhecer o perfil de seus clientes

O clichê também leva a outro erro comum em datas comemorativas: não conhecer o perfil de quem realmente vai comprar seus produtos. No Dia dos Pais, por exemplo, são os filhos que irão fazer o pedido na maioria dos casos. É preciso ter em mente as características das pessoas que devem ser impactadas em cada data para que a comunicação seja efetiva, revertendo-se em vendas melhores.

5 – Não aproveitar o fluxo maior para aprofundar o relacionamento

Por meio das datas comemorativas, os lojistas têm à disposição inúmeros recursos para ampliar a visão e aprofundar o relacionamento com seus clientes. Há os dados digitais coletados por meio das redes sociais e e-mail marketing, pesquisas de opinião, itens mais vendidos, frequência de visitas, entre outros indicadores que fornecem uma visão mais completa das pessoas que se aproximam de sua marca. Saber trabalhar com esses insights permite que, no futuro, o comércio possa fazer campanhas melhores e mais efetivas. Por isso o essencial é manter-se conectado com a CDL para manter-se em dia com tudo que vai ocorrendo em relação à melhoria para cada empresa.

Foto Promocional | Fonte: Revista Varejo Brasil