22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 de Março - Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março – que agora em 2020 cai num domingo.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da própria água.

A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem – e que já está faltando em muitos lugares da Terra.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

No dia 22 de março de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, onde decorria uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, a ONU divulgou um importante documento que destaca a importância da conservação das águas. A consciência ambiental é um dos temas relevantes apresentados na declaração. Além disso, ela aborda sobre a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta.

A conservação da água é um dos temas ambientais mais importantes do planeta

“O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4º da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)

ARTIGOS DA DECLARAÇÃO

Art. 1º: A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º: A água é a seiva do nosso planeta, ou seja, é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.

Art. 3º: Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4º: O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º: A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º: A utilização da água implica no respeito à lei.

Art. 9º: A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º: O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

POLUIÇÃO DA ÁGUA

A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade, que a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. Problemas como a urbanização, construção de rodovias, indústrias, represamento, desmatamento, expansão da agricultura e pecuária afetam consideravelmente o meio ambiente. Todos eles comprometem diversos recursos naturais renováveis e não renováveis trazendo desequilíbrios ao solo, água e ar. Como exemplo, temos a poluição constante e continuada das águas (rios, mares e oceanos) que afeta não somente o ser humano, como também todo o nosso ecossistema.

Devemos evitar a poluição de nossas águas

FALTA D’ÁGUA AFETA 25% DA POPULAÇÃO

Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 25% da população do planeta não têm acesso a água potável e cerca de 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada. Vale lembrar que o Brasil é um país que detém cerca de 12% da água doce do planeta. Além disso, cerca de 20 países já sofrem com a escassez de água, o que corresponde a 40% da população mundial, o que gera muitos problemas sociais e de saúde pública.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda é fundamental para a produção de alimentos. Importante destacar que o ser humano é formado em grande parte por água (cerca de 70% do nosso corpo). Além disso, a superfície terrestre é formada aproximadamente de 70% de água. Grande parte dela é de água salgada dos mares e oceanos (cerca de 97%), restando cerca de 3% de água doce (dos rios, nascentes e vertentes naturais), onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo.

Se observarmos do espaço fica complicado entender porque o planeta Terra possui essa denominação. Isso porque as porções de água são imensas, o que nos leva a ver um planeta azul, ou seja, um “PLANETA ÁGUA”. Deixando essa questão de nomenclatura de lado, vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho.

A água, portanto, faz parte do nosso dia a dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta, pois colabora com a manutenção da biodiversidade. De acordo com a ONU, a cada 20 anos o consumo mundial de água duplica. Isso pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas a partir de 2025. Tudo sem contar com as longas estiagens que ocorrem no planeta, como a atual que vem ocorrendo no Sul, mais especificamente nos estados do Sul, que tem afetado nossa agricultura, pecuária e também o abastecimento de água potável em centenas de cidades gaúchas e catarinenses.

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

Como vimos, a água possui tamanha importância na vida das pessoas, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como

de todo o planeta. Consciência ecológica e ambiental como: não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo, dentre outros – faz uma enorme diferença na preservação.

Uso racional e sustentável dos recursos hídricos como: racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, lavamos a louça, dentre outros – também colabora. Outro importante item da conservação é não atirarmos lixo nos rios, mares e oceanos. Por tudo isso, um melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos com a inserção de políticas públicas sobre o setor, é um dos pontos de maior importância para todos os países.

FRASE DO DIA

“Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos.”

(Galileu Galilei)